Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7396
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2266.PDF2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2266_sumex.pdf33.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Condicionantes institucionais à execução de projetos de infraestrutura : financiamento de longo prazo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2266 : Condicionantes institucionais à execução de projetos de infraestrutura : financiamento de longo prazo
Authors: Vazquez, Miguel
Hallack, Michelle Carvalho Metanias
Queiroz, Renato
Abstract: O texto analisa os mecanismos de financiamento de grandes projetos de infraestrutura nos últimos anos, concretamente os da Usina Hidrelétrica Teles Pires (energia), do metrô de Salvador (urbano-social) e da Nova Transnordestina (logística), mostrando os avanços alcançados e os desafios existentes. O objetivo principal é identificar e analisar os principais obstáculos ao financiamento de longo prazo por meio do mercado de capitais no Brasil. Observa-se, analisando os casos, que o setor privado tem dificuldade para competir com os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ademais, os instrumentos oferecidos ao setor privado atualmente (debêntures, por exemplo) podem não ser os mais adequados. Enfim, existe um papel alternativo para o setor público, que consiste em concentrar os esforços nas situações em que o setor privado tem mais dificuldades. Isso significa atuar em duas frentes: i) proporcionando instrumentos de credit-enhancement (aumento de crédito), tanto na fase de construção quanto na fase de operação; e ii) aumentando ou estabilizando a receita da Sociedade de Propósito Específico (SPE).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.