Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7579
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP_O Impacto_2013.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Impacto do consumo intermediário na agricultura : uma análise comparativa entre agricultura familiar e não familiar : Brasil e regiões nordeste e sul
Authors: Conterato, Marcelo Antonio
Schneider, Sergio
Fernandes, Luciana Lobo
Libardoni, Paulo José
Barbosa, Glaciele
Silva, Médelin Marques da
Bauer, Caroline
Abstract: Este trabalho nasce de uma iniciativa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, com o objetivo de estimular pesquisadores e grupos de pesquisa com o propósito de realizar análises e estudos sobre os dados do novo Censo Agropecuário 2006 (IBGE, 2006). Neste quadro, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) percebeu esta como uma oportunidade impar para aprofundar estudos acerca do meio rural, oficializada pelo projeto de cooperação entre o Ipea e o PGDR/UFRGS celebrado entre as instituições em 2009 e levado a cabo ao longo de 2010 e 2011. Por meio desta cooperação, por via do Projeto de Pesquisa de Equipe para Análise dos Dados do novo Censo Agropecuário 2006, foi possível desenvolver diversos subprojetos; entre os quais, o subprojeto 3 (O Impacto do Consumo Intermediário na Agricultura: uma Análise entre Estados e Regiões do Sul e do Nordeste Brasileiros). Este subprojeto permitiu avançar consideravelmente nos estudos rurais sobre impacto dos custos de produção e manutenção dos estabelecimentos agropecuários, ao permitir a comparação entre agricultura familiar (AF) e agricultura não familiar (ANF). De igual modo, cabe registrar a pertinência na medida em que permitiu estabelecer comparações entre o Brasil e as regiões Sul e Nordeste e entre as regiões. Nestes termos, o objetivo central desta pesquisa foi identificar o conjunto de despesas que forma os custos de manutenção e custeio das atividades agropecuárias, agrupar aquelas que compõem o consumo intermediário e identificar o impacto deste em relação ao valor total da produção agropecuária. Isto permitiu reconhecer a intensidade dos custos de manutenção e custeio e quantificar o consumo intermediário tanto para a AF quanto para a ANF no Brasil e nas regiões Sul e Nordeste.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.