Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7782
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2302.PDF3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2302_sumex.pdf130.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Bens e serviços : condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2302 : Bens e serviços : condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura
Authors: Paula, Jean Marlo Pepino de
Gonçalves, Pedro Henrique
Maciente, Aguinaldo Nogueira
Carvalho, Michele Tereza Marques
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a qualificação das empresas privadas na execução de obras públicas brasileiras. A partir de uma revisão da literatura e de dados internacionais, foram realizadas comparações entre os mercados de projetos e de infraestruturas de países europeus, dos Estados Unidos e do Brasil para avaliar a composição de custos e de mão de obra. Enquanto a baixa lucratividade no mercado europeu infere uma maior apropriação do valor agregado por fornecedores da cadeia de produção, a composição dos custos nos mercados americano e brasileiro são semelhantes – destacando-se um maior comprometimento do valor das obras com investimentos em capital neste último caso. Especificamente no mercado brasileiro, foram realizados estudos de caso comparando seis obras agrupadas segundo o cumprimento dos prazos de entrega. No empreendimento com menores registros de atrasos (casos do tipo A), percebe-se o envolvimento de empresas mais qualificadas, apresentando maiores proporções de engenheiros, técnicos e supervisores e de empregados com maior tempo de emprego no vínculo, com maior escolaridade, principalmente entre as empreiteiras, e com maiores remunerações.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.