Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Administracao_ZuvanovAS_1.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Gênese e evolução de uma rede de relacionamentos interorganizacionais : um estudo longitudinal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea
Authors: Zuvanov, André Sampaio
Abstract: O objetivo deste trabalho é compreender a constituição e evolução da rede de relacionamentos interorganizacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A partir do princípio teórico de interdependência entre as mudanças na estrutura da rede interorganizacional (nível macro) e a formação, manutenção, dissolução, reconstituição, deterioração ou fortalecimento de relacionamentos interorganizacionais (nível micro), realizamos um estudo de caso longitudinal de natureza qualitativa da rede alvo, empregando, em especial a técnica de incidente crítico, e coletando dados sobre a rede a partir da instituição chave, o Ipea, e de alguns de seus parceiros organizacionais. Os dados obtidos foram analisados à luz dos antecedentes e padrões evolutivos de redes interorganizacionais enumerados no referencial teórico utilizado. Os numerosos antecedentes da formação e evolução dos relacionamentos interorganizacionais coletados na literatura foram classificados em dois grupos: i) antecedentes exógenos, em número de dez e organizados em seis categorias; e ii) antecedentes endógenos, em número de treze e organizados em nove categorias. Também consideramos o referencial teórico sobre os padrões de mudança estrutural. Assim, analisamos os dados e descrevemos a evolução da rede alvo, tanto na forma de narrativas, quanto na forma de gráficos ilustrativos. Os resultados encontrados sugerem a distinção de cinco fases ao longo dos quarenta e nove anos de existência da rede alvo, com diferentes configurações de sua estrutura e, principalmente, com diferentes conjuntos de antecedentes cuja variação de prevalência relativa pode-se inferir estar associada às mudanças na rede. Entre as categorias de antecedentes observados estão as de antecedentes exógenos, como dependência de recursos, contexto amplo, interesse e legitimidade, assim como as de antecedentes endógenos, como imersão social, grau de conectividade, homofilia, relações interpessoais, confiança e proximidade. Outras categorias de antecedentes são apresentadas na literatura, mas não foram observadas no presente caso.
metadata.dc.rights.holder: André Sampaio Zuvanov
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Livros
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.