Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7929
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2304.pdf765 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2304_sumex.pdf125.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Professores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2304 : Professores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração
Authors: Matijascic, Milko
Abstract: As condições de vida dos professores da educação básica, quando comparadas às da média da população ocupada, são melhores no Brasil. Mas a forte presença de professores em domicílios com renda per capita inferior a 0,5 salário mínimo (SM) requer atenção. As escolas públicas, com destaque para as estaduais seguidas mais à distância pelas municipais, apresentam, em geral, melhores indicadores de instrução e organização sindical, sendo que as escolas privadas possuem indicadores piores em quase todas as regiões brasileiras. A remuneração dos professores é relativamente baixa no Brasil e varia entre regiões e por local de residência. A consolidação de uma nova realidade, na qual o salário médio seja o equivalente à média dos profissionais com nível superior completo, deve mudar essa realidade e criar condições mais favoráveis à melhoria do desempenho dos alunos em matéria de aprendizado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.