Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7930
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2309.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open
td_2309_sumex.pdf131.85 kBAdobe PDFView/Open
Title: Capacidade de arrecadação do IPTU : estimação por fronteira estocástica com dados em painel
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2309 : Capacidade de arrecadação do IPTU : estimação por fronteira estocástica com dados em painel
Authors: Orair, Rodrigo Octávio
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Abstract: O texto apresenta um exercício de estimação de uma função de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pela técnica de fronteira estocástica, com dados em painel para os municípios brasileiros no período 2002-2014. Faz-se uso de dois procedimentos para lidar com a heterogeneidade das observações. Primeiramente, uma adaptação para dados em painel da abordagem de Sousa, Cribari-Neto e Stosic (2005) para exclusão de informações extremas. Em segundo lugar, realizam-se estimações em separado para grupos de municípios mais comparáveis entre si, segundo a tipologia de hierarquia dos centros urbanos. Os resultados sugerem uma arrecadação adicional da ordem de 0,34% do produto interno bruto (PIB), caso a maioria dos municípios aproximasse seu esforço fiscal aos de melhor performance em cada um dos agrupamentos homogêneos. Trata-se de uma alternativa de fortalecimento fiscal dos municípios, no atual momento de crise, que pode abrir espaço para a redução da dependência em relação às transferências e aos tributos com efeitos mais perniciosos sobre o crescimento econômico.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.