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dc.contributor.authorMoreira, Ajax Reynaldo Bello-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007; 2009; 2011; 2013pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-07T19:39:02Z-
dc.date.available2017-07-07T19:39:02Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7970-
dc.description.abstractA educação fundamental é principalmente prestada pelos municípios segundo um modelo descentralizado, em que a gestão local transforma recursos transferidos pelo governo federal em resultados educacionais, que são monitorados centralmente. Este modo de operação é propício para a avaliação da eficiência da gestão, pois favorece a existência de variedade de modelos de gestão com desempenho medidos de forma homogênea. Foram utilizados os dados da Prova Brasil dos anos 2007, 2009, 2011 e 2013 para estimar medidas de eficiência econômica da educação fundamental municipal, que considera como insumo o gasto por aluno, e medidas do desempenho do aluno e da escola filtradas de forma a eliminar o efeito das famílias dos discentes. Obtivemos resultados descritivos do comportamento das escolas e dos municípios, além de medidas da eficiência econômica que se mostraram robustas para diferentes seleções de municípios, persistentes intertemporalmente. Estas medidas mostram diferenças substanciais entre municípios e estados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEficiência do gasto da educação fundamental municipalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2308 : Eficiência do gasto da educação fundamental municipalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical36 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Localpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEficiência econômicapt_BR
dc.subject.keywordFronteira estocástica de produção.pt_BR
ipea.description.objectiveEstimar medidas de eficiência econômica da educação fundamental municipalpt_BR
ipea.description.methodologyAnálise envoltória de dados (DEA)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2308pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractFundamental education is mainly provided by municipalities according to a decentralized model in which local management transforms resources transferred by the federal government into educational results that are centrally monitored. This mode of operation is conducive to the evaluation of management efficiency, since it favors the existence of a variety of management models with performance measured in a homogeneous way. We used the data from Prova Brasil from the years 2007, 2009, 2011 and 2013 to estimate measures of economic efficiency of municipal basic education, which considers as input the expenditure per student, and measures of student and school performance in order to eliminate the effect of student families. We obtained descriptive results of the behavior of schools and municipalities, and measures of economic efficiency that proved to be robust for different selections of municipalities, and persistent intertemporally. These measures show substantial differences between municipalities and states.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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