Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8029
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2326.PDF3.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2326_sumex.pdf613.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O futuro do estado no Brasil e seus impactos na sociedade : questões para o desenvolvimento até 2035
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2326 : O futuro do estado no Brasil e seus impactos na sociedade : questões para o desenvolvimento até 2035
Authors: Lima, Raphael Camargo
Curado, Maurício Pinheiro Fleury
Abstract: No Brasil, tem havido grandes dificuldades em realizar um planejamento que ultrapasse o período de quatro anos dos planos plurianuais. Por isso, o debate sobre planejamento de longo prazo no país, ainda que de interesse de diversos setores, detém pouco espaço na agenda política e do Estado. Com base nesta consideração, este texto pretende iniciar um novo ciclo de debates sobre a temática, apresentando questões e fatores que subsidiem estratégias de longo prazo. A partir das ferramentas metodológicas da prospectiva estratégica, o objetivo do trabalho é debater a metodologia prospectiva utilizada e expor tendências e incertezas para as relações entre o Estado e a sociedade – contemplando temáticas como a organização do aparelho estatal, o planejamento governamental, as relações federativas e a participação social. O texto insere-se no âmbito do projeto Brasil 2035, cujo objetivo foi gerar subsídios para a formulação de estratégias de longo prazo de desenvolvimento do país a partir da construção de cenários prospectivos. Trata-se, portanto, da apresentação de uma etapa preliminar do processo prospectivo de identificação e análise das principais variáveis. Não se busca ser conclusivo; ao contrário, logra-se apresentar alguns fatores e perguntas-chave que impactarão o desenvolvimento brasileiro até 2035.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.