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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBassi, Camillo-
dc.contributor.authorCodes, Ana-
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-31T18:16:01Z-
dc.date.available2017-08-31T18:16:01Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8033-
dc.description.abstractA Nota técnica mostra como a Reforma do Ensino Médio pode ser descrita como a trajetória dos próprios jovens: muitas ideias e planos, mas, por abrigarem em si muitas lacunas e indefinições, veem-se limitados para seguirem adiante com a autonomia e a prontidão desejadas. Editada por meio de Medida Provisória (MP n. 746) e sancionada pela Lei n. 13.415, a Reforma do Ensino Médio se apresenta sob o argumento de resgatá-lo de seu estado falimentar - engessado com muitas disciplinas obrigatórias, sem aprofundamento e pouco atrativo ao estudante. Esta reforma define uma reestruturação que envolve diversos pontos, dentre eles a ampliação da carga horária e a flexibilização da grade curricular. Entretanto, imbuída de muitas lacunas em sua estruturação, emerge a dúvida sobre o real potencial dessa reforma enquanto projeto capaz de sustentar a formação dos jovens brasileiros. Frente a isso, partindo de uma breve caracterização do Ensino Médio, esta nota técnica se propõe, de forma sistemática, a abordar as principais alterações trazidas pela reforma, a discussão em torno delas e as indefinições de sua base legal.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Que muda com a reforma do ensino médio : conhecendo suas alterações, o debate e as lacunaspt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 41 (Disoc) : O Que muda com a reforma do ensino médio : conhecendo suas alterações, o debate e as lacunaspt_BR
dc.typeNota Técnicapt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical15 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundáriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordReforma da educaçãopt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Relatórios de Atividades / Técnicos

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