Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8033
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bassi, Camillo de Moraes | - |
dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Herton Ellery | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T18:16:01Z | - |
dc.date.available | 2017-08-31T18:16:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8033 | - |
dc.description.abstract | A Nota técnica mostra como a Reforma do Ensino Médio pode ser descrita como a trajetória dos próprios jovens: muitas ideias e planos, mas, por abrigarem em si muitas lacunas e indefinições, veem-se limitados para seguirem adiante com a autonomia e a prontidão desejadas. Editada por meio de Medida Provisória (MP n. 746) e sancionada pela Lei n. 13.415, a Reforma do Ensino Médio se apresenta sob o argumento de resgatá-lo de seu estado falimentar - engessado com muitas disciplinas obrigatórias, sem aprofundamento e pouco atrativo ao estudante. Esta reforma define uma reestruturação que envolve diversos pontos, dentre eles a ampliação da carga horária e a flexibilização da grade curricular. Entretanto, imbuída de muitas lacunas em sua estruturação, emerge a dúvida sobre o real potencial dessa reforma enquanto projeto capaz de sustentar a formação dos jovens brasileiros. Frente a isso, partindo de uma breve caracterização do Ensino Médio, esta nota técnica se propõe, de forma sistemática, a abordar as principais alterações trazidas pela reforma, a discussão em torno delas e as indefinições de sua base legal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Que muda com a reforma do ensino médio : conhecendo suas alterações, o debate e as lacunas | pt_BR |
dc.title.alternative | Nota Técnica n. 41 (Disoc) : O Que muda com a reforma do ensino médio : conhecendo suas alterações, o debate e as lacunas | pt_BR |
dc.type | Nota Técnica | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 15 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma da educação | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Relatórios de Atividades / Técnicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NT_O que muda_2017.pdf | 469.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.