Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8043
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2328.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2328_sumex.pdf120.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Evolução da piscicultura no Brasil : diagnóstico e desenvolvimento da cadeia produtiva de tilápia
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2328 : Evolução da piscicultura no Brasil : diagnóstico e desenvolvimento da cadeia produtiva de tilápia
Authors: Schulter, Eduardo Pickler
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: O Brasil segue como um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, suína e de frango. Porém, no que tange à produção de peixes, o seu desempenho fica aquém do esperado, apresentando baixa inserção nos mercados doméstico e internacional. Desde 2004, a produção nacional aquícola (particularmente de tilápia) obteve crescimento anual de 14,2%, despontando como uma atividade emergente na cadeia produtiva de carnes. Mesmo com essa sinalização positiva, existem desafios para desenvolver a cadeia produtiva como um todo, de forma a sustentar o crescimento. A despeito da dificuldade de obtenção de dados estatísticos, estudos que analisem a evolução do setor e o desenvolvimento produtivo da atividade são necessários para traçar diagnósticos e cenários futuros para o planejamento de políticas públicas. Este texto se dispõe a fazer uma avaliação da atividade no Brasil, sobretudo analisando as perspectivas de crescimento produtivo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.