Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8050
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2329.pdf2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2329_sumex.pdf131.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Taxa de poupança e estabilidade da renda das famílias brasileiras : evidência microeconômica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2329 : Taxa de poupança e estabilidade da renda das famílias brasileiras : evidência microeconômica
Authors: Silveira, Marcos Antonio Coutinho da
Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Abstract: A partir de dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POFs/IBGE) dos períodos 2002-2003 e 2008-2009, o trabalho examina a relevância da estabilidade da renda sobre o tamanho e a composição da poupança das famílias brasileiras. Para tanto, métodos de pareamento são utilizados para estimar o efeito sobre a taxa de poupança familiar – na forma de ativos financeiros, ativos reais e capital humano – de três fontes de rendimentos relativamente mais estáveis que os recebidos de ocupações no setor privado: ocupação no setor público, aposentadoria e transferência governamental. Os resultados são parcialmente consistentes com a predição teórica de que a menor vulnerabilidade a choques adversos na renda reduz a necessidade de poupança precaucionária e afrouxa a restrição de crédito enfrentada pelas famílias, fazendo com que sua poupança migre de ativos financeiros para investimento em capital humano.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.