Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8089
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2341.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
td_2341_sumex.pdf128.59 kBAdobe PDFView/Open
Title: O encontro entre Douglass North e Celso Furtado em 1961 : visões alternativas sobre a economia nordestina
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2341 : O encontro entre Douglass North e Celso Furtado em 1961 : visões alternativas sobre a economia nordestina
Authors: Boianovsky, Mauro
Monasterio, Leonardo
Abstract: Em junho de 1961 o economista americano Douglass North visitou o Brasil por três semanas, em missão organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos juntamente com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV). A missão de North era avaliar os planos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o Nordeste – o que envolveu encontro com Celso Furtado –, proferir palestras sobre crescimento regional e julgar a qualidade do ensino de economia no país. Este ensaio trata do “encontro” entre North e Furtado no sentido amplo do termo, ou seja, não apenas o encontro que tiveram em 20 de junho de 1961, mas também o encontro entre as suas respectivas ideias sobre como desenvolver a economia nordestina. É baseado em material inédito formado por documentos originais que se encontram na coleção “Douglass North Papers” da Duke University Library.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.