Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8136
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2344.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2344_sumex.pdf610.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Crescimento do emprego nas firmas da economia brasileira : resultados por grupos de idade e tamanho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2344 : Crescimento do emprego nas firmas da economia brasileira : resultados por grupos de idade e tamanho
Authors: Coelho, Danilo Santa Cruz
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Foguel, Miguel Nathan
Abstract: Usando dados longitudinais da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) no período de 1993 a 2013, este texto confirma que a parte do meio da distribuição de tamanho das firmas é ausente no Brasil, e, aparentemente, esta característica é mais intensa aqui do que em outros países para os quais existem resultados disponíveis. Com base nesse aspecto, nossa análise da dinâmica do emprego ao longo do ciclo de vida dos estabelecimentos fornece algumas pistas sobre por que há um vazio relativo no meio da distribuição de tamanho. Considerando um estabelecimento representativo, os resultados mostram que ele nasce pequeno (talvez demasiado pequeno) e que o padrão da taxa de crescimento ao longo de seu ciclo de vida impõe um intervalo de tempo considerável para ultrapassar o limiar de um de médio porte. A aplicação do método de decomposição de Deaton e Paxson (1994) mostra que o efeito da idade é o principal responsável por este padrão de ciclo de vida, com os efeitos de ano e de coorte de nascimento apresentando pequena influência sobre esse padrão.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.