Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8151
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2345.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2345_sumex.pdf130.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fluxos no mercado de trabalho e dinâmica do desemprego em diferentes horizontes temporais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2345 : Fluxos no mercado de trabalho e dinâmica do desemprego em diferentes horizontes temporais
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Foguel, Miguel Nathan
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Abstract: O funcionamento do mercado de trabalho pode ser representado por transições do estado do trabalhador, e a flutuação destas transições determina a flutuação do desemprego. A literatura mede a importância de uma transição como a proporção da variância do desemprego de longo prazo ou estacionário, que é explicado com a flutuação deste componente. Este resultado é útil para analisar o desemprego de curto prazo quando o de longo prazo é uma boa proxy do de curto prazo. Nossa contribuição foi propor uma decomposição desse tipo de proxy usando um prazo qualquer (h), o que permite explicitar o efeito da transição estimada no período (t) sobre a taxa de desemprego nos períodos (t+h). Esta construção coloca em um mesmo ambiente o efeito da transição para o desemprego de curto e o de longo prazo. Vale mencionar que a trajetória dos componentes da decomposição nem sempre segue uma tendência monótona, o que torna mais importante a consideração dos períodos intermediários.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.