Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPêgo Filho, Bolívar-
dc.contributor.authorRoma, Júlio César-
dc.contributor.authorFeres, José Gustavo-
dc.contributor.authorSchmidt, Larissa-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-03T20:10:03Z-
dc.date.available2018-01-03T20:10:03Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8200-
dc.description.abstractEste Texto para Discussão faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os Condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura no Brasil contemporâneo e propor melhorias das políticas públicas. A justificativa são as evidências que indicam a baixa capacidade do governo federal e do empresariado brasileiro para executar de forma acelerada o investimento em projetos de infraestrutura. Para a análise foram selecionados seis estudos de caso, sendo três considerados exitosos e três não exitosos; quais sejam, exitosos: usina termelétrica (UTE) de Candiota fase III, usina hidrelétrica (UHE) Teles Pires e Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit – BRT) saída sul do Distrito Federal; e não exitosos: ferrovia Transnordestina, metrô de Salvador e BR-163, trecho norte, de Mato Grosso a Santarém, no estado do Pará. Para cada estudo de caso, sete condicionantes foram analisadas: i) planejamento, projeto, gestão e coordenação intragovernamental; ii) licitação e contratação; iii) licenciamento socioambiental; iv) desapropriação e conflitos fundiários; v) articulação federativa na relação Estado e sociedade; vi) controles burocráticos e judiciais (Sistema U); e vii) mercado privado de proteção de bens e serviços. Este texto, em particular, aborda a condicionante licenciamento ambiental (LA). No Brasil, o licenciamento vem passando, nos últimos anos, por alterações no seu marco regulatório, que tem sido um tema ainda pouco compreendido e objeto de crítica permanente, particularmente pelo setor produtivo e ligado aos grandes projetos de infraestrutura econômica. São citadas questões como tomada de decisão demorada e com baixa fundamentação, ideologização do processo, entre outras, que contribuem para atrasos, aumento de custos, judicialização, criação de passivos contingentes e não cumprimento de metas de oferta de serviços para aprimorar o bem-estar da sociedade. Este texto tem como objetivo geral fazer uma análise desses problemas, tendo como pergunta geral norteadora: quais os fatores e condições de ordem institucional que interferem na execução do investimento público e privado em infraestrutura econômica no Brasil? Duas perguntas específicas também direcionam o tema do trabalho: i) como e por que o licenciamento incide sobre a capacidade de execução? e ii) quais as alternativas possíveis para aperfeiçoá-lo? Diante disso, alguns pontos analisados nas referências e nos seis estudos de caso selecionados ajudam a responder a pergunta geral norteadora: a ainda baixa capacidade de coordenação geral do Ministério do Meio Ambiente (MMA); a pouca articulação e cooperação entre as instituições envolvidas dentro e fora do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama); o órgão licenciador é permanentemente sobrecarregado com questões e demandas que não são, necessariamente, de sua responsabilidade; a intervenção importante, mas às vezes excessiva, do Ministério Público Federal (MPF); entre outros. A primeira pergunta específica norteadora pode ser respondida pelo fato de que o licenciamento é preterido ou pouco considerado nas tomadas de decisões; pelo andamento das obras dos projetos; contaminação ideológica do processo; excesso de “desenvolvimentismo” dos empreendedores; empreendedores com grande poder econômico e político; má qualidade dos estudos técnicos; entre outros. Quanto à segunda pergunta específica norteadora, são feitas sugestões de melhorias de política envolvendo questões institucionais, regulatórias, contratos, multiplicidade de atores, judicialização etc.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCondicionantes institucionais à execução dos investimentos em infraestrutura econômica no Brasil : licenciamento ambientalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2353 : Condicionantes institucionais à execução dos investimentos em infraestrutura econômica no Brasil : licenciamento ambientalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical80 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Controle de Poluição. Engenharia Ambiental::Engenharia Ambiental::Política Ambientalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Direito. Legislação::Direito conforme a área de Aplicação::Legislação Ambientalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Controle de Poluição. Engenharia Ambiental::Engenharia Ambiental::Avaliação do Impacto Ambientalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordLicenciamento ambientalpt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura econômicapt_BR
dc.subject.keywordSetor produtivopt_BR
dc.subject.keywordGrandes empreendimentospt_BR
dc.subject.keywordImpacto ambientalpt_BR
ipea.description.objectiveCompreender os Condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura no Brasil contemporâneo e propor melhorias das políticas públicas.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2353pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis text for discussion is part of a research aimed to understand the institutional constraints to the implementation of investment in infrastructure in contemporary Brazil “and to propose public policy improvement. The rationale for their implementation is that there is evidence that indicate the low capacity of the Federal Government and Brazilian companies to perform “accelerated” investment in infrastructure projects. Six case studies were selected for analysis, three considered successful and three not successful, namely: successful: thermoelectric of Candiota phase III, hydroelectric power plant Teles Pires and BRT south exit DF; and unsuccessful.-Transnordestina, subway of Salvador, and BR-163 North of Mato Grosso to Santarém (Pará). For each case study, seven conditions were analyzed: intragovernamental planning, designing, managing and coordinating; Bidding and Contracting; Socio-environmental licensing; Expropriation and land conflicts; Federal, State and society articulation; Bureaucratic and judicial controls (“U”); and private Market protection of goods and services. This text, in particular, addresses the environmental licensing. In Brazil, licensing, in recent years has been going through changes in its regulatory framework, which has been a subject yet little understood and object of permanent criticism, particularly by the productive sector and linked to major economic infrastructure projects. Issues such as slow decision-making and reasoning, ideological content process are cited and which contribute to delays, increased costs, judicialization, creation of contingent liabilities and non-compliance with service delivery goals to improve the well-being of society. This text aims to make a general analysis of the problems, with the general question: what are the guiding factors and institutional conditions that interfere with the implementation of public and private investment in economic infrastructure in Brazil? Two specific questions were defined: i) how and why the licensing relates to the ability to execute? and ii) what are the possible alternatives to improve it? Given this, some points analyzed in references and in six selected case studies help to answer the general guiding question: i) the still low overall coordination capacity of MMA; ii) little articulation and cooperation between the institutions involved within and outside the National System for Environment; iii) the licensing body is continually overwhelmed with questions and demands that are not necessarily of its responsibility; and iv) important intervention but sometimes excessive of the Federal Public Ministry (MPF), among others. As to the first specific guiding question, the answer could be that licensing is deprecated or little considered in decision-making; by the progress of works of the projects; ideological contamination of the process; excess “developmentalism” of entrepreneurs; entrepreneurs with great economic and political power; poor quality of technical studies, among others. As for the second specific guiding question, suggestions for improvements involving policy, regulatory, institutional issues contracts, multiplicity of actors, judicialization, etc. are made.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2353.pdf22.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2353_sumex.pdf623.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.