Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Wink Junior, Marcos Vinicio | - |
dc.contributor.author | Stein, Guilherme de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T13:36:46Z | - |
dc.date.available | 2018-01-18T13:36:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8240 | - |
dc.description.abstract | Este artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.language.iso | en-US | pt_BR |
dc.language.iso | es-ES | pt_BR |
dc.language.iso | fr-FR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professor | pt_BR |
dc.title.alternative | Class heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualifications | pt_BR |
dc.title.alternative | Heterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesor | pt_BR |
dc.title.alternative | L’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignants | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 179-194 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Formação de Docentes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificação para o Emprego | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Composição da turma | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificação dos professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8227 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 49, jul./ dez. 2017 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português, inglês, espanhol e francês | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper investigates the role of teacher’s quality in relation to the class characteristics and the student’s proficiency level. Using data from Saeb 2011, the paper finds that teacher’s tenure and her level of cultural capital has a greater impact on learning of Portuguese on students from classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels. When considering math learning, evidence shows that having a graduate degree and teacher’s experience have a greater impact on students of classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels, respectively. The paper also proposes a classification for the interactions between teacher characteristics and class heterogeneity: complementary, compensating and neutral. A teacher’s characteristic is complementary to the characteristic of the class when better teacher has a greater impact on learning of students of better classes. Teacher’s characteristics are compensating when the better teacher improves learning more of students in more heterogeneous classes. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n49_heterogeneidade.pdf | 107.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.