Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8259
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2363.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2363_sumex.pdf133.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma análise econométrica do Programa um Computador por Aluno
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2363 : Uma análise econométrica do Programa um Computador por Aluno
Authors: Lima, Alex Felipe Rodrigues
Sachsida, Adolfo
Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Abstract: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no desempenho na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto em nível escola, utilizando-se do método diferenças em diferenças combinado com o escore de propensão (propensity score matching – PSM), quanto no nível aluno, empregando-se o PSM. Os resultados apontaram que o programa teve impacto positivo no rendimento dos alunos na Prova Brasil dos anos finais (português e matemática) e nas provas do Enem de linguagens e códigos e redação de 2010, bem como em todas as provas de 2011 – inclusive na média das provas –, exceto na redação. No nível escola, o programa teve impacto positivo na prova de redação e na média das avaliações do Enem, na análise entre 2009 e 2010, e nas provas de ciências naturais e redação e na média total, na pesquisa entre 2009 e 2011.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.