Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8279
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2365.PDF2.63 MBAdobe PDFView/Open
TD_2365_sumex.pdf210.95 kBAdobe PDFView/Open
Title: Previdência e reposição no serviço público civil federal do poder executivo : microssimulações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2365 : Previdência e reposição no serviço público civil federal do poder executivo : microssimulações
Authors: Schettini, Bernardo P.
Pires, Gustavo M. V.
Santos, Cláudio Hamilton M. dos
Abstract: Este trabalho analisa os gastos com pessoal civil no setor público federal por meio de registros administrativos do Poder Executivo. Há duas contribuições dignas de nota porque são capazes de melhorar o entendimento dos formuladores de política acerca da evolução dessas despesas nos próximos anos. Primeiramente, são empreendidas simulações para medir os efeitos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287. Essa avaliação desconsidera que o governo federal terá que repor, em alguma medida, aquelas pessoas que deixarem o serviço público. Portanto, em seguida, são elaborados cenários para aferir o custo de diferentes estratégias de contratação. São reportadas, ademais, análises de sensibilidade de alguns resultados em relação a suposições específicas. Em síntese, os resultados indicaram que a reforma irá acarretar economias para os cofres públicos nos próximos anos, principalmente devido à queda no valor das pensões por morte. Contudo, dado o enorme contingente de pessoas que ficarão elegíveis à aposentadoria programada, a política de reposição que vier a ser adotada pelo governo possui um peso substancial sobre o tamanho que a folha de pessoal irá adquirir.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.