Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8281
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2367.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2367_sumex.pdf126.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Laços na diversidade : análise da trajetória de construção do movimento social de economia solidária no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2367 : Laços na diversidade : análise da trajetória de construção do movimento social de economia solidária no Brasil
Authors: Silva, Sandro Pereira
Abstract: O objetivo deste texto foi analisar como se deu o processo de formação de uma identidade nacional do movimento de economia solidária no Brasil em torno de um paradigma mobilizatório em defesa do trabalho associado e de relações econômicas não restritas à esfera mercantil. Nesse sentido, buscou-se identificar algumas de suas principais particularidades contextuais, tais como: sua multiplicidade de sujeitos, suas estratégias organizacionais e suas interações políticas. Trata-se de um movimento social plural, composto por identidades distintas, conectadas em torno de princípios comuns de organização econômica e reprodução social. A pesquisa permitiu identificar um repertório com rotinas diversificadas de ação coletiva, e um padrão de interação com o poder público bem ativo, aproveitando-se de oportunidades políticas contextuais importantes, sobretudo com relação a governos permeáveis a essas ideias em suas agendas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.