Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8287
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2371.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2371_sumex.pdf133.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Dinâmica da inovação : Brasil frente aos países da União Europeia (indícios de 2014)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2371 : Dinâmica da inovação : Brasil frente aos países da União Europeia (indícios de 2014)
Authors: Koeller, Priscila
Abstract: Este Texto para Discussão tem por objetivo identificar o perfil da inovação no Brasil em 2014, situando o país em relação aos países da União Europeia. Para tanto, analisaram-se os indicadores resultantes das pesquisas de inovação realizadas no Brasil e nesses outros países em 2014. Partindo-se dos resultados encontrados em estudo realizado com os indicadores em 2000, tendo como referencial teórico a teoria evolucionista e como referência para os indicadores o Manual de Oslo em sua terceira versão, o estudo aponta para uma dinâmica de inovação baseada em processos característicos de economias imitadoras. Os resultados da inovação, traduzidos por taxas de inovação próximas da média dos países analisados, pelo baixo grau de novidade e por inovação principalmente em processos mostram que o Brasil ainda possui um perfil semelhante ao encontrado em 2000. O processo inovativo também é semelhante àquele, apesar do aumento significativo na porcentagem de empresas que receberam financiamento à inovação, com baixa cooperação e esforço inovativo baseado na aquisição de máquinas, equipamentos e software em detrimento da pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os resultados do estudo, que precisa ser aprofundado, sinalizam para a necessidade de revisão e aprimoramento da política de inovação desenvolvida no período 2000-2014.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.