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dc.contributor.authorSchettini, Bernardo Patta-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-27T14:47:49Z-
dc.date.available2018-04-27T14:47:49Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8347-
dc.description.abstractEste artigo estima escores de eficiência técnica por meio da análise envoltória de dados (DEA), com o intuito de compreender quais fatores explicam os diferenciais nas taxas de retorno entre os municípios brasileiros no ensino fundamental público. Quatro aspectos do trabalho são dignos de nota: i) considera um rol amplo de insumos e produtos; ii) abrange municípios de todo o Brasil, diferentemente dos estudos prévios com validade externa incerta; iii) analisa cuidadosamente a influência das observações extremas, estima o viés dos escores intrínseco à técnica não paramétrica e obtém coeficientes e erros-padrão no modelo econométrico que apresentam melhores propriedades estatísticas; e iv) implementa dois testes de comparação de grupos para compreender a influência de algumas políticas. Cumpre destacar alguns dos resultados novos: i) a ineficiência média caiu de 24% para 12% após eliminar as observações mais influentes, mas com a correção do viés chegou-se à estimativa final de 17%, que ainda é bem menor do que nos estudos anteriores; ii) a região mais ineficiente na esfera municipal é o Centro-Oeste, o que fica mais claro após levar em consideração a escassez dos insumos não discricionários no Nordeste; e iii) a disseminação nas escolas de programas de reforço de aprendizagem e de redução das taxas de abandono ou reprovação, assim como a existência de plano municipal de educação e consócio público na área, está associada a maiores níveis de eficiência técnica.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência técnica dos municípios brasileiros na educação públicapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the technical efficiency of Brazilian municipalities in public educationpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 37-69 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Localpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Técnicas de Avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEficiência técnicapt_BR
dc.subject.keywordMunicípiospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental públicopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8339pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 48, n. 01, abr. 2018pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referênciaspt_BR
ipea.description.additionalinformationResumo em português e inglêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates technical efficiency scores using data envelopment analysis (DEA), in order to understand what factors explain the variance in return rates across municipalities in primary public education. Four features of the study are noteworthy: i) it considers a wide range of inputs and outputs; ii) it includes municipalities from all over Brazil, in contrast to previous estimates with uncertain external validity; iii) it carefully examines the influence of extreme observations, estimates the bias intrinsic to the nonparametric method, and obtains coefficients and standard-errors in the econometric model which exhibit better statistical properties; and iv) it also implements two group comparison tests to clarify the importance of some policies. Some of the new results are as follows: i) the average inefficiency dropped from 24% to 12% after eliminating the most influential data points, but the final estimate is 17% due to the bias correction, which is still much lower than in previous studies; ii) the midwest is the most inefficient region at the local level, which is particularly clear after the scarcity of non-discretionary inputs in the northeast is accounted for; and iii) the dissemination among schools of programs for tutoring and reduction of dropout or repetition rates, as well as the existence of a municipal plan of education and public consortium in this area, is associated with higher levels of technical efficiency.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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