Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPolydoro, Angelo-
dc.contributor.authorArdeo, Vagner Laerte-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2016pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-11T21:21:43Z-
dc.date.available2018-06-11T21:21:43Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8401-
dc.description.abstractNesse artigo estudamos como o ambiente econômico para as empresas do setor de serviços, afeta a decisão das mesmas em reajustar seus preços. Para tal, utilizamos uma base inédita da Sondagem de Serviços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O conjunto de variáveis que utilizamos dessa pesquisa inclui a avaliação das empresas sobre as condições do negócio – demanda, receitas, emprego e utilização da capacidade, bem como fatores que estão limitando o desenvolvimento desta, como falta de espaço, força de trabalho com baixa qualificação, custo de financiamento etc.Mostramos nesse artigo que os preços no setor de serviços possuem comportamento mais inercial, pois a resposta das firmas às condições econômicas é altamente assimétrica. Por exemplo, quando as firmas acreditam que haverá uma piora nas condições de demanda elas se tornam 3% menos propensas a aumentar preços, 2% mais propensas a manter os preços constantes e 0,6% mais propensas a diminuir preços. Além de estudar os determinantes dos reajustes de preço no setor de serviços, mostramos que esse comportamento é consistente tanto com os modelos de price-setting dependentes de variáveis de estado quanto em modelos dependentes do tempo. Ao estimar um modelo de reajuste de preço incluindo variáveis que indicam o tempo desde o último período que a firma decidiu aumentar preços, encontramos que essas variáveis são significativas e o impacto na probabilidade de reajuste de preço é positivo.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleWhy so sluggish? Analyzing the determinants of price adjustments in the service sector using survey microdatapt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 233 : Why so sluggish? Analyzing the determinants of price adjustments in the service sector using survey microdatapt_BR
dc.title.alternativePor que tão lento? Analisando os determinantes dos ajustes de preços no setor de serviços usando microdados de pesquisapt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical40 p. : ilpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Serviços::Setor Terciáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Interno::Instituições Comerciais::Empresas Comerciaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Preços::Preços::Política de Preçospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Fixação de Preçospt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordModelos de escolha discretapt_BR
dc.subject.keywordPesquisas de sondagempt_BR
dc.subject.keywordPrice-settingpt_BR
dc.subject.keywordInflação de serviçospt_BR
ipea.description.objectiveEstudar os determinantes dos reajustes de preço nas empresas do setor de serviços.pt_BR
ipea.description.methodologyModelos de price-setting e modelos de escolha discretapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 233pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this article, we study how the economic environment for firms in the service sector affects their price adjustments by using a novel dataset from the Services Survey of the Brazilian Institute of Economics from the Getulio Vargas Foundation (FGV). The set of variables from the survey includes the firms’ assessments of business conditions, demand, revenue, employment and capacity utilization, as well as the factors that limit their business development, such as a lack of space, an underqualified workforce and financing costs, etc. We show that prices in the service sector are more sluggish because the response of firms to changes in their environment is heavily asymmetric. For example, when they foresee worse demand conditions, they are 3% less likely to increase prices, 2% more likely to keep prices constant and 0.6% more likely to lower prices. In addition to studying price setting determinants in the service sector, we show that behavior is consistent with both state and time-dependent price setting models. By estimating a state-dependent pricing model augmented by variables that indicate the last time a firm decided to raise prices, we find that these variables are significant and their marginal impact on price adjustment probability is positive.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationPequenas, Médias e Grandes Empresaspt_BR
ipea.classificationTerceiro Setor. Serviços. Turismopt_BR
Appears in Collections:Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros
Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_233.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
DiscussionPaper_233_sumex.pdf169.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.