Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8534
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2402.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open
td_2402_sumex.pdf134.12 kBAdobe PDFView/Open
Title: Desconcentração territorial e reestruturação regressiva da indústria no Brasil : padrões e ritmos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2402 : Desconcentração territorial e reestruturação regressiva da indústria no Brasil : padrões e ritmos
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Silva, Raphael de Oliveira
Abstract: Este estudo tem como objetivo investigar mudanças estruturais no desenvolvimento regional brasileiro nas últimas duas décadas (1995-2015), com ênfase na avaliação da existência de concentração/desconcentração territorial da atividade industrial e do perfil do fator produtivo mais intensamente utilizado nos ramos industriais. Adicionalmente, avalia o movimento recente de reorganização territorial da indústria, a partir da economia da região Sudeste e, em particular, do estado de São Paulo, em direção ao restante do país. Procura observar se a distribuição da atividade industrial apresenta características de mudança estrutural, simultaneamente, ora pela expansão quantitativa (adição de novos ramos industriais à estrutura precedente) à composição setorial industrial, ora pela expansão qualitativa (acréscimo de produtividade nos ramos existentes e incorporação de ramos de produtividade econômica superior).
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.