Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8563
Files in This Item:
File SizeFormat 
BAPI_n14_Institucionalização.pdf149.55 kBAdobe PDFView/Open
Title: A Institucionalização da participação em nível supralocal : uma análise comparada do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Toscana, Itália
Authors: Fonseca, Igor Ferraz da
Abstract: Compara duas políticas públicas institucionalizadas em nível regional, uma no continente europeu e outra na América Latina: a Política Toscana de Participação Social, na Itália, e a Consulta Popular, no Rio Grande do Sul, Brasil. A comparação aborda as potencialidades e os limites a partir de duas dimensões: a ampliação de escala e os modelos de institucionalização. Entre as conclusões, o autor aponta que – tanto no caso brasileiro quanto no italiano – o aumento de escala foi insuficiente para garantir uma maior influência das formas participativas e deliberativas na transformação ampla do sistema político. No que diz respeito à institucionalização, foi identificado que a formalização por meio de leis contribuiu incisivamente para a perenidade das políticas ao longo do tempo, ampliando suas resiliências às mudanças de governo.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8543
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Artigos
Administração Pública. Governo. Estado: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.