Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8607
Files in This Item:
File SizeFormat 
Federalismo.pdf395.27 kBAdobe PDFView/Open
Title: Federalismo e capacidades estatais : o papel do estado-membro na política de assistência social
Authors: Souza, Celina
Abstract: Esta pesquisa analisa as reformas das duas últimas décadas na política de assistência social dos estados com dois focos principais: i) nos recursos financeiros nela alocados; e ii) na formação, qualificação e profissionalização da burocracia estadual que implementa essa política. Isso será feito através de um conceito que começa a ganhar fôlego na literatura brasileira - o de capacidade do Estado. A burocracia que formula a política de assistência social a partir das decisões dos governantes eleitos entra nessa chave analítica como uma das dimensões da capacidade do Estado, assim como a existência de recursos tributários para financiá-la.
References: Capítulo publicado em: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas / organizadores: Roberto Pires, Gabriela Lotta, Vanessa Elias de Oliveira. – Brasília : Ipea : Enap, 2018.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.