Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8615
Files in This Item:
File SizeFormat 
A Instabilidade.pdf361.47 kBAdobe PDFView/Open
Title: A Instabilidade da "equipe econômica" do governo brasileiro
Authors: Codato, Adriano
Perissinoto, Renato
Dantas, Eric Gil
Franz Junior, Paulo
Nunes, Wellington
Abstract: Este estudo discorre sobre a escolha dos membros do gabinete ministerial pelos presidentes que sempre chamam atenção dos analistas. As nomeações para as pastas da área econômica, mais ainda.O interesse se deve a várias questões: o perfil profissional dos nomeados (eles são economistas, burocratas, empresários, banqueiros ou políticos?); a posição que ocupavam antes de serem recrutados (eles vieram do mercado, do parlamento, de repartições públicas, de universidades, de firmas de assessoria financeira ou de agências internacionais multilaterais?); as concepções sobre a política econômica que advogam (quais são as filiações a escolas econômicas de pensamento mainstream, ortodoxas, heterodoxas?). Uma dúvida relevante nesse caso também é se os critérios para o recrutamento da equipe econômica refletem a lógica de formação de coalizões do presidencialismo ou se a área econômica do governo é sempre preservada da distribuição de ministérios em troca de apoios políticos. Essas são algumas das perguntas-padrão sobre as indicações do chefe do governo. Ainda será colocada outra questão. Em vez de analisarmos as variáveis típicas que afetam o processo de recrutamento para as referidas posições, discutiremos as razões pelas quais eles deixaram seus postos e as taxas de sobrevivência dos ministros no cargo.
References: Capítulo publicado em: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas / organizadores: Roberto Pires, Gabriela Lotta, Vanessa Elias de Oliveira. – Brasília : Ipea : Enap, 2018.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.