Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8663
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instrumentos.pdf670.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Instrumentos do planejamento metropolitano : adaptações e experimentações recentes
Authors: Marguti, Bárbara Oliveira
D'Almeida, Carolina Heldt
Abstract: O artigo apresenta uma reflexão sobre métodos para o planejamento metropolitano, tomando como perspectiva os instrumentos dispostos pelo Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Especificamente, buscou-se interrogar sobre as bases para um processo de trabalho interfederativo e participativo, em âmbito metropolitano. A exemplo da hipótese de desenvolvimento do macrozoneamento metropolitano, elemento instrumental do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), é possível reconhecer as virtualidades do alcance do plano metropolitano, mas também as condições necessárias e preliminares à gestão plena da região metropolitana (RM).
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Brasil metropolitano em foco : desafios à implementação do Estatuto da Metrópole / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, César Buno Favarão. – Brasília : Ipea, 2018.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.