Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8670
Files in This Item:
File SizeFormat 
Adequações, avanços.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
Title: Adequações, avanços e desafios dos arranjos de governança metropolitana da Grande São Luís
Authors: Lopes, José Antonio Viana
Masullo, Yata Anderson Gonzaga
Abstract: Este texto se propõe a analisar e caracterizar as transformações institucionais ligadas à otimização da gestão da Grande São Luís, relacionando-as com as metamorfoses territoriais decorrentes do planejamento urbano e das recentes propostas de efetivação da gestão metropolitana compartilhada, à luz do Estatuto da Metrópole (Lei n. 13.089, de 12 de janeiro de 2015). Parte-se da hipótese de que, nesse novo cenário de reconfiguração territorial em curso, almeja-se a instituição de novos padrões e especificidades em relação às suas formas, funções e comportamentos urbanos, com impactos na ordem social-urbana e nos padrões de estratificação social e desigualdade socioeconômica, intimamente associados a questões históricas e políticas.
References: Capítulo publicado em: Brasil metropolitano em foco : desafios à implementação do Estatuto da Metrópole / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, César Buno Favarão. – Brasília : Ipea, 2018.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.