Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Alex Felipe Rodrigues-
dc.contributor.authorLima, Helena Karla Barbosa de-
dc.contributor.authorSachsida, Adolfo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2013pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-25T15:26:45Z-
dc.date.available2018-10-25T15:26:45Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8697-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) sobre a qualidade educacional das escolas. Para tanto, foram utilizados dois indicadores: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a média por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Adotando os métodos de diferenças em diferenças (DiD) e de dados em painel, com e sem pareamento, foi possível demonstrar que: i) com dados do Ideb referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, o impacto do programa nas escolas foi negativo; e ii) em relação aos anos finais do ensino fundamental, ocorreram melhorias nas escolas do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, os dados do Enem confirmaram que as escolas da região Sudeste apresentaram melhoria na prova de matemática (MT), com incremento significativo variando entre 3% e 4% no desempenho, mas pioraram os resultados das provas de linguagens e códigos (LC). Para a região Nordeste, o programa teve efeitos positivos na prova de ciências naturais (CN), mas negativos na prova de MTpt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacionalpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2413 : Avaliando o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas sobre a qualidade educacionalpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical46 p. :pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Comunicação::Comunicação - Geral::Internetpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Meios de ensino::Ensino Assistido por Computadorespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordQualidade educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Banda Larga nas Escolas (PBLE);pt_BR
dc.subject.keywordMétodo diferenças em diferenças (DiD)pt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de políticas públicaspt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar o impacto do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) sobre a qualidade educacional das escolas.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo diferenças em diferenças (DiD)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2413pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study had the objective of evaluating the impact of the Broadband Program in Schools (PBLE) on the educational quality of schools. For this, two indicators were used: Basic Education Development Index (Ideb) and the average of the National High School Exam (Enem). Adopting differences-in-differences method (DiD) and Panel Data, with and without pairing, it was possible to demonstrate that: i) with data from Ideb referring to the initial years of elementary education, the impact of the program in schools was negative; and ii) in relation to the final years of elementary education, there were improvements in schools in the Southeast and Central West. In addition, the Enem data confirmed which schools in the Southeast region showed improvement in math test (MT), with a significant increase varying between 3% and 4% in performance, but worsened test scores for languages and codes (LC). For the Northeast region, the program had positive effects on the natural science test (NC), but negative on the MT testpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2413.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2413_sumex.pdf129.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.