Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8713
Files in This Item:
File SizeFormat 
Impacto das tarifas.pdf480.7 kBAdobe PDFView/Open
Title: Impactos das tarifas dos insumos sobre a produtividade das firmas brasileiras
Authors: Gazzoli, Emerson Luiz
Messa, Alexandre
Abstract: Este capítulo mostra que tanto a teoria econômica quanto as evidências empíricas costumam apontar o comércio internacional como um importante instrumento para o crescimento econômico. Por exemplo, World Bank (2005) mostra que os países que têm apresentado crescimentos sustentáveis no longo prazo são exatamente aqueles que lograram reduzir significativamente suas barreiras comerciais. Porém, frequentemente, as decisões referentes a políticas comerciais são realizadas de forma refratária às evidências que relacionam menores barreiras comerciais a crescimento da produtividade. A partir dessa motivação, procuramos avaliar os efeitos da política tarifária brasileira sobre a produtividade das firmas. Com tal propósito, procede-se por três passos. Em primeiro lugar é estimada a produtividade total dos fatores (PTF) de cada firma ao longo do período, compreendido entre 1997 e 2007. Em seguida, são identificadas as tarifas de importação incidentes tanto sobre os insumos quanto sobre o produto de cada firma. Em terceiro lugar, investiga-se o efeito desses diferentes níveis tarifários sobre a produtividade das firmas.
References: Publicado em : A política comercial brasileira em análise / organizadores: Alexandre Messa, Ivan Tiago Machado Oliveira. – Brasília : Ipea, 2017. 373 p. : il., gráfs. color.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Indústria: Capítulos de Livros
Comércio Internacional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.