Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8715
Files in This Item:
File SizeFormat 
A Economia política.pdf541.81 kBAdobe PDFView/Open
Title: A Economia política da política comercial no Brasil
Authors: Baumann, Renato
Messa, Alexandre
Abstract: Neste capítulo será investigado os determinantes da política comercial brasileira no período recente, a partir de uma dupla contribuição: é apresentada pequena resenha da literatura sobre os diversos determinantes da adoção de barreiras comerciais e é feito teste empírico de alguns desses determinantes. A análise empírica parte do arcabouço desenvolvido em Goldberg e Maggi (1999). Mais precisamente, a partir do importante trabalho de Grossman e Helpman (1994), Goldberg e Maggi desenvolvem um modelo empírico estrutural com vistas a explicar as decisões de política comercial na economia norte-americana. O arcabouço desenvolvido pelos autores deu origem ao que Gawande e Krishna (2003) classificam como segunda geração de trabalhos empíricos a respeito da política comercial - em contraste à primeira geração, na linha de, por exemplo, Baldwin (1985) ou Trefler (1993).
References: Publicado em: A política comercial brasileira em análise / organizadores: Alexandre Messa, Ivan Tiago Machado Oliveira. – Brasília : Ipea, 2017. 373 p. : il., gráfs. color
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros
Comércio Internacional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.