Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8739
Files in This Item:
File SizeFormat 
Regiões de fronteira.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open
Title: Regiões de fronteira e fluxos migratórios : o caso do Paraná
Authors: Cardoso, Nelson Ari
Moura, Rosa
Abstract: Neste capítulo serão identificadas algumas particularidades das regiões de fronteira do Brasil e avaliar alguns dos impactos sobre estas regiões, decorrentes do processo de integração, no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Desse modo, busca contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas à integração e à articulação desses espaços, bem como tecer considerações sobre as políticas públicas a eles direcionadas, identificando, ainda, oportunidades de aperfeiçoamento. O trabalho explora resultados de estudos sobre regiões de fronteira do Brasil, com o Uruguai , a Argentina e o Paraguai; de entrevistas realizadas com agentes relevantes na formulação de políticas para a fronteira; e da tabulação de informações sobre migrações internacionais e deslocamentos pendulares trazidas pelo Censo 2010, identificando e analisando, nesse último caso, os diferentes fluxos migratórios na fronteira brasileira, bem como as características dos movimentos pendulares para trabalho e estudo nesse espaço. Tomando como caso as aglomerações transfronteiriças do estado do Paraná, foram identificados, ainda, alguns dos principais agentes atuantes nessa temática.
References: Capítulo publicado em: O Mercosul e as regiões de fronteira/Organizadores Bruna Penha, Walter Antonio Desiderá Neto, Rodrigo Fracalossi de Moraes. – Rio de Janeiro: Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.