Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8741
Files in This Item:
File SizeFormat 
Contribuição ao estudo.pdf512.86 kBAdobe PDFView/Open
Title: Contribuição ao estudo da dimensão da oferta de serviços públicos na região de fronteira do Brasil com outros membros do Mercosul
Authors: Oliveira, Tito Carlos Machado de
Figueiredo, Luiza
Paixão, Roberto Ortiz
Nishimoto, Miriam Mity
Abstract: Neste trabalho veremos que o movimento fronteiriço é ainda enviesado, pouco estudado, cientificamente desconhecido e politicamente mal visto. É um lugar onde o urbano se confunde com as múltiplas formas de pactuabilidades complexas, cidadania difusa e legalidade prolixa. Como efeito, qualquer projeto para o desenvolvimento regional das fronteiras não poderá desconsiderar essas particularidades territoriais. Estudar, analisar e conhecer para planejar e desenvolver é preciso; ignorar os meandros da realidade, simplesmente transferir experiências de alhures ou impor concepções formatadas é impreciso e arriscado sob o ponto de vista da gestão territorial. Logo, fazer um diagnóstico das atividades pertinentes aos serviços prestados na região de fronteira, seu dinamismo, suas diversas singularidades e sua relação com o Mercosul torna-se bastante importante. O objetivo proposto foi, então, identificar as particularidades pertinentes à prestação de serviços da região de fronteira, em especial os serviços públicos, relacionando-os às decisões tomadas no âmbito do Mercosul e à luz da interdisciplinaridade.
References: Capítulo publicado em: O Mercosul e as regiões de fronteira/Organizadores Bruna Penha, Walter Antonio Desiderá Neto, Rodrigo Fracalossi de Moraes. – Rio de Janeiro: Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.