Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8742
Files in This Item:
File SizeFormat 
As Regiões de fronteira.pdf318.23 kBAdobe PDFView/Open
Title: As Regiões de fronteira como laboratório da integração regional no Mercosul
Authors: Desiderá Neto, Walter Antonio
Penha, Bruna
Abstract: Neste capítulo será colocado em discussão o papel da fronteira como laboratório da integração regional, entendida como espaço de formação de demandas e de experimentação de soluções para a boa convivência transfronteiriça, no qual boa parte das decisões tomadas em nível regional repercute com mais intensidade. No Brasil, a faixa de fronteira é composta por 588 municípios, os quais estão distribuídos em onze estados e têm, no total, cerca de 10 milhões de habitantes. Em geral, seus níveis de desenvolvimento socioeconômico são inferiores à média nacional. Essa situação de assimetria interna não é muito diferente na Argentina, no Uruguai e na Venezuela, onde os principais centros urbanos são suas capitais, cidades com vocação litorânea. O caso discrepante é do Paraguai, país que não tem saída para o mar e cuja principal cidade, a capital, Assunção, localiza-se na fronteira com a Argentina.
References: Capítulo publicado em: O Mercosul e as regiões de fronteira/Organizadores Bruna Penha, Walter Antonio Desiderá Neto, Rodrigo Fracalossi de Moraes. – Rio de Janeiro: Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.