Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8768
Files in This Item:
File SizeFormat 
A Inserção do Brasil.pdf680.88 kBAdobe PDFView/Open
Title: A Inserção do Brasil no comércio internacional de serviços e suas relações com cadeias globais de valor
Authors: Oliveira, Ivan Tiago Machado
Reis, Cristina Fróes de Borja
Bloch, Carolina Dubeux
Abstract: Aprofundar e melhorar a inserção do Brasil às cadeias globais de valor (CGVs) tem sido apontado como uma das soluções para a crise econômica brasileira atual e também para o desenvolvimento econômico de longo prazo. Considerando as novas tendências da dinâmica destas cadeias, a maior profundidade e qualidade da inserção significa aumentar o valor das atividades e tarefas em que se especializam as empresas do país, o que, em geral, envolve direta e indiretamente o setor de serviços. Assim, o objetivo deste capítulo é analisar o padrão de inserção do Brasil nas CGVs, por meio de serviços entre 1995 e 2015, verificando suas deficiências e potencialidades, identificando pontos de uma agenda de políticas para a sofisticação desta inserção.
References: Capítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Comércio Internacional: Capítulos de Livros
Indústria: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.