Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8769
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2408.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open
td_2408_sumex.pdf697.48 kBAdobe PDFView/Open
Title: Desigualdade no Brasil de 2016 a 2017 : um exercício de decomposição e análise de mercado de trabalho de pouca mudança (o que é uma boa notícia)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2408 : Desigualdade no Brasil de 2016 a 2017 : um exercício de decomposição e análise de mercado de trabalho de pouca mudança (o que é uma boa notícia)
Authors: Soares, Sergei
Abstract: Este artigo usa dados recém-divulgados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) para calcular mudanças na desigualdade medida pelo coeficiente de Gini entre 2016 e 2017. Uma decomposição de Shorrocks também é levada a cabo, assim como uma análise limitada da contribuição do mercado de trabalho à desigualdade domiciliar. Os principais resultados são: i) houve uma pequena queda da desigualdade de 0,18 ponto de Gini entre 2016 e 2017, saindo de 54,1 para 53,8; ii) essa redução se deve à relação entre o mercado de trabalho e a proteção social; e iii) o mercado de trabalho, em isolamento, está levando a uma maior desigualdade, o que mostra a relevância do ainda limitado e não muito progressivo sistema de proteção social brasileiro.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.