Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8801
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inovação aberta.pdf215.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inovação aberta no setor público : como o Ministério da Educação utilizou o crowdstorming para impulsionar a prospecção de soluções inovadoras
Authors: Souza, Wagner Vilas Boas de
Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Cavalcante, Carolina Cristina Martins
Domingos, Rebeca Nonato
Abstract: Neste capítulo, veremos que considerando as potenciais contribuições de crowdstorming para promover inovações e melhorias no setor público e o seu potencial para envolver os cidadãos, fica bastante clara a importância deste processo ao ser aplicado às instituições públicas com vistas à prospecção de inovações. Dessa forma, o projeto Desafio da Sustentabilidade, produzido entre 2014 e 2015, caracterizou-se como um estudo aplicado de natureza qualitativa, tendo como fase preliminar o estudo metodológico da inovação aberta e o crowdstorming, e posteriormente foi organizado em quatro etapas: i) identificação de soluções inovadoras por meio de consulta pública; ii) recomendação às IFEs para implementação dessas soluções; iii) avaliação periódica da obtenção de resultados; e iv) estímulo e acompanhamento da implementação de projetos inovadores de alto impacto para eficiência do gasto público.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Inovação no setor público : teoria, tendências e casos no Brasil / organizadores: Pedro Cavalcante ... [et al.]. – Brasília : Enap : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.