Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8810
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Papel da regulamentação.pdf439.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Papel da regulamentação dos produtos de origem biológica no avanço da agroecologia e da produção orgânica no Brasil
Authors: Jorge, Daniela Macêdo
Souza, Carlos Augusto Vaz de
Abstract: Este capítulo pretende abordar a importância da regulamentação de produtos de origem biológica utilizados como insumo para agricultura orgânica no Brasil. Inicia-se com uma descrição e reflexão sobre a evolução do marco regulatório desses produtos, a partir de uma revisão das normativas publicadas. Discutem-se as soluções encontradas para a regulamentação de um objeto com tantas variações e especificidades e as dificuldades para expansão da utilização destes produtos na agricultura. Segue-se com uma descrição do comportamento do mercado dos produtos de origem biológica, tendo como fonte as informações públicas de pleitos de registros e registros finalizados destes produtos dos órgãos envolvidos na regulação de tais produtos. Ao longo do texto, esses dados e normas foram sendo analisados pelos autores, com base em suas experiências profissionais com os órgãos reguladores de agrotóxicos envolvidos na implementação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo).
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável / organizadores: Regina Helena Rosa Sambuichi ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.