Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8823
Files in This Item:
File SizeFormat 
As Políticas públicas BA.pdf770.98 kBAdobe PDFView/Open
Title: As Políticas públicas de desenvolvimento no estado da Bahia : evolução e características
Authors: Ortega, Antonio César
Cerqueira, Cristiane Aparecida de
Silva, Filipe Prado Macedo da
Abstract: Neste capítulo será apresentada uma síntese da repercussão das transformações no estado da Bahia ao longo do século XX que influenciaram o planejamento governamental, desde uma perspectiva centralizada, fortemente influenciada pela hegemonia keynesiana, até o planejamento descentralizado, na primeira década do século XXI. Em seguida, sintetiza esse processo de busca de um desenvolvimento endógeno, a partir dessa descentralização. Foi no final do século XX, na década de 1990, com a adoção de políticas econômicas de corte neoliberal, como desregulamentações, privatizações e políticas sociais que induzem maior protagonismo da sociedade civil e maior compromisso do Estado, que se introduziram, na Bahia, os primeiros programas de caráter localista, até alcançar perspectivas regionais e territoriais, no início do século XXI.
References: Capítulo publicado em: As políticas territoriais rurais e a articulação governo federal e estadual : um estudo de caso da Bahia / organizadores: Antonio César Ortega, Murilo José de Souza Pires. – Brasília : Ipea, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.