Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8868
Files in This Item:
File SizeFormat 
Referencial metodológico para demarcação.pdf867.08 kBAdobe PDFView/Open
Title: Referencial metodológico para demarcação homogênea de um território
Authors: Cerqueira, Cristiane Aparecida de
Neder, Henrique Dantas
Abstract: Este capítulo objetiva propor uma metodologia que contribua para a discussão de alternativas de delimitação de territórios, constituídos no Brasil pela política de desenvolvimento territorial rural. Como o estado da Bahia é precursor na instituição de tais políticas públicas, sua seleção é útil para o estudo piloto do emprego da referida metodologia, que poderá ser replicada para outros municípios e estados do Brasil. Neste capítulo, partiu-se da hipótese de que, quanto à delimitação dos territórios, diferentemente dos clusters espaciais, é esperado que os programas territoriais tenham incluído, em um só território, um número relativamente grande de municípios, não homogêneos e distantes entre si, o que dificulta a construção de um projeto de desenvolvimento.
References: Capítulo publicado em: As políticas territoriais rurais e a articulação governo federal e estadual : um estudo de caso da Bahia / organizadores: Antonio César Ortega, Murilo José de Souza Pires. – Brasília : Ipea, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.