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dc.contributor.authorMoreira, Ajax-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-24T14:34:48Z-
dc.date.available2019-01-24T14:34:48Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8902-
dc.description.abstractNeste estudo, propomos um instrumento de gestão para identificar grupos de escolas públicas que tenham padrões de desempenho similar e por isso tenham necessidade de apoio e orientação similar. O resultado do aluno é medido a partir de suas notas na Prova Brasil (PB), nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, e também pelo indicador da condição de estar realizando a PB com uma idade superior à esperada. O grau de inclusão é mensurado por meio das taxas de reprovação e abandono da escola. Definimos como produto da escola a parcela do resultado dos alunos que não pode ser explicada a partir de seus ambientes familiar e escolar, e identificamos uma partição em grupos de escolas com padrões dissimilares, mas compostos de escolas similares. Essa metodologia foi implementada com as informações da Prova Brasil e do Censo Escolar de 2013. Os principais resultados empíricos demonstram que: i) é possível definir uma partição do conjunto das escolas públicas em nove grupos segundo o aprendizado e o grau de inclusão dos alunos; ii) estes grupos são linearmente separáveis; e iii) esta partição é parcialmente explicada com variáveis não observadas, comuns a todas as escolas de um município.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEscolas públicas : perfil do desempenho e seus condicionantespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2426 :Escolas públicas : perfil do desempenho e seus condicionantespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Educação Comparadapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Desenvolvimento da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesempenho das escolaspt_BR
dc.subject.keywordClassificaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de clusterpt_BR
ipea.description.objectivePropor uma metodologia para identificar grupos de escolas públicas do ensino fundamental que possuem características similares de aprendizado e de inclusão dos alunos.pt_BR
ipea.description.methodologyModelagem econométricapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2426pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe propose a management tool to identify groups of public schools that have similar standards of performance and therefore need similar support and guidance. The student’s result is measured with the “Prova Brasil” (PB) for mathematics and for Portuguese language, and with an indicator of the condition of being performing PB with a higher than expected age. The degree of inclusion is measured by the rates of disapproval and dropping out of school. We defined as the school product the portion of the students’ results that is not explained with their family and school environment, and we identified a partition in groups of schools with dissimilar patterns, but composed of similar schools. We implemented this methodology with information from the “Prova Brasil” and the School Census of the year 2013. The main empirical results are: i) it is possible to define a partition of the set of public schools in 9 groups according to the learning and the degree of inclusion of the students; ii) these groups are linearly separable; and iii) this partition is partially explained with unobserved variables common to all schools in a municipality.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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