Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8902
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2426.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2426_sumex.pdf120.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Escolas públicas : perfil do desempenho e seus condicionantes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2426 :Escolas públicas : perfil do desempenho e seus condicionantes
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Abstract: Neste estudo, propomos um instrumento de gestão para identificar grupos de escolas públicas que tenham padrões de desempenho similar e por isso tenham necessidade de apoio e orientação similar. O resultado do aluno é medido a partir de suas notas na Prova Brasil (PB), nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, e também pelo indicador da condição de estar realizando a PB com uma idade superior à esperada. O grau de inclusão é mensurado por meio das taxas de reprovação e abandono da escola. Definimos como produto da escola a parcela do resultado dos alunos que não pode ser explicada a partir de seus ambientes familiar e escolar, e identificamos uma partição em grupos de escolas com padrões dissimilares, mas compostos de escolas similares. Essa metodologia foi implementada com as informações da Prova Brasil e do Censo Escolar de 2013. Os principais resultados empíricos demonstram que: i) é possível definir uma partição do conjunto das escolas públicas em nove grupos segundo o aprendizado e o grau de inclusão dos alunos; ii) estes grupos são linearmente separáveis; e iii) esta partição é parcialmente explicada com variáveis não observadas, comuns a todas as escolas de um município.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.