Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8913
Files in This Item:
File SizeFormat 
Violência, urbanização.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open
Title: Violência, urbanização e desenvolvimento humano : uma análise espacial nos municípios capixabas
Authors: Lira, Pablo
Monteiro, Latussa Laranja
Abstract: Neste capítulo será mostrado que o Atlas Brasil é uma potente ferramenta que pode ser amplamente utilizada por pesquisadores, professores, estudantes, jornalistas, técnicos, gestores públicos e população em geral. A estrutura de seu banco de dados e o sistema de consulta facilitam o cruzamento com outras importantes fontes de informação, por exemplo, com o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) e o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus). Sendo o propósito deste capítulo utilizar o aporte técnico-metodológico, sucintamente explicado anteriormente, para geoprocessar e analisar, com dados transversais referentes ao contexto do ano de 2010, os indicadores de desenvolvimento humano, de urbanização e de vulnerabilidade social na perspectiva da violência, representandos respectivamente pelo IDHM, taxa de urbanização e taxa de homicídios. Tal análise é procedida na escala dos municípios do estado do Espírito Santo.
References: Capítulo publicado em: Territórios em números : insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de municípios e Unidades da Federação brasileira, livro 1 / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, Carlos Vinícius da Silva Pinto. – Brasília : IPEA : INCT, 2017. 340 p. : il., gráfs., mapas color.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros
Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.