Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8924
Files in This Item:
File SizeFormat 
Metodologia.pdf350.06 kBAdobe PDFView/Open
Title: Uma Metodologia para a análise comparativa de processos participativos: pluralidade, deliberação, redes e política de saúde
Authors: Coelho, Vera Schattan P.
Abstract: O capítulo descreve a construção e aplicação de uma metodologia elaborada para permitir a comparação e avaliação de processos participativos. Argumenta-se que a gestão participativa contribui para o aprimoramento da cidadania, dos governos e das decisões. Segundo essa noção, a inclusão de um espectro mais amplo de cidadãos na vida pública intensifica a circulação de informações, amplia a supervisão do processo político e promove um debate público mais consistente, o que presumivelmente resultaria em políticas públicas mais eficazes e mais equitativas. Com o intuito de conhecer melhor a natureza da participação que vem sendo promovida nos fóruns em que os participantes discutem questões relativas à saúde, realizamos uma pesquisa com os conselhos locais de saúde (CLSs) da cidade de São Paulo.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros
Saúde: Capítulos de Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.