Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8945
Files in This Item:
File SizeFormat 
Desenvolvimento humano.pdf4.84 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento humano, vulnerabilidade e prosperidade social no Rio Grande do Sul : uma visão inter e intrarregional por meio dos Coredes
Authors: Ferreira, Gisele da Silva
Pinto, Carlos Vinícius da Silva
Abstract: Este capítulo nos mostra que a junção das análises de desenvolvimento humano com as de vulnerabilidade social nos concede uma análise da prosperidade social, que é a ocorrência concomitante de alto desenvolvimento humano com baixa vulnerabilidade social, revelando um local de desenvolvimento humano menos vulnerável e socialmente mais próspero. Este trabalho se propõe, ainda, a fazer uma análise mais descritiva da evolução dos indicadores de desenvolvimento humano e vulnerabilidade social nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) no Rio Grande do Sul com um olhar inter e intracoredes. Além de analisar a situação nos municípios do Rio Grande do Sul, foram calculadas as médias do IVS e de seus subíndices para os Coredes, ponderadas pela população dos seus respectivos municípios. Tornando-se assim possível ter uma visão intrarregional do Índice de Vulnerabilidade Social no estado.
References: Capítulo publicado em: Territórios em números : insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de municípios e Unidades da Federação brasileira, livro 1 / organizadores: Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa, Carlos Vinícius da Silva Pinto. – Brasília : IPEA : INCT, 2017. 340 p. : il., gráfs., mapas color.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros
Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.