Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8982
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2446.PDF1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2446_sumex.pdf126.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Educação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2446 : Educação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasil
Authors: Reis, Maurício Cortez
Aguas, Marina Ferreira Fortes
Abstract: Este texto analisa as consequências para os rendimentos de desajustes entre a conclusão de um curso de educação profissional por parte do trabalhador e a necessidade desse tipo de qualificação na sua ocupação. Duas modalidades de educação profissional, as mais importantes no Brasil, são investigadas aqui: qualificação profissional e curso técnico de nível médio. Combinando informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 e da Classificação Brasileira de Ocupações de 2010, são computados indicadores da qualificação exigida na ocupação para os indivíduos empregados. Usando informações individuais sobre a conclusão de cursos de educação profissional, os trabalhadores na amostra da PNAD podem ser classificados como adequadamente qualificados, sobre ou subqualificados. Os resultados estimados indicam que o deficit em relação à qualificação exigida pode ter consequências negativas sobre os rendimentos no mercado de trabalho, e que os trabalhadores que completaram cursos de educação profissional recebem mais que aqueles que não completaram, mesmo em ocupação em que esse nível de qualificação não é considerado necessário.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.