Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Maurício Cortez-
dc.contributor.authorAguas, Marina Ferreira Fortes-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T18:11:17Z-
dc.date.available2019-02-15T18:11:17Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8982-
dc.description.abstractEste texto analisa as consequências para os rendimentos de desajustes entre a conclusão de um curso de educação profissional por parte do trabalhador e a necessidade desse tipo de qualificação na sua ocupação. Duas modalidades de educação profissional, as mais importantes no Brasil, são investigadas aqui: qualificação profissional e curso técnico de nível médio. Combinando informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 e da Classificação Brasileira de Ocupações de 2010, são computados indicadores da qualificação exigida na ocupação para os indivíduos empregados. Usando informações individuais sobre a conclusão de cursos de educação profissional, os trabalhadores na amostra da PNAD podem ser classificados como adequadamente qualificados, sobre ou subqualificados. Os resultados estimados indicam que o deficit em relação à qualificação exigida pode ter consequências negativas sobre os rendimentos no mercado de trabalho, e que os trabalhadores que completaram cursos de educação profissional recebem mais que aqueles que não completaram, mesmo em ocupação em que esse nível de qualificação não é considerado necessário.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2446 : Educação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical28 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Profissionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Orientação Profissionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Rendimentos do Trabalhopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificações Ocupacionaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Formação Profissionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEmpregopt_BR
dc.subject.keywordRendimento do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordQualificação ocupacionalpt_BR
ipea.description.objectiveInvestigar como a incompatibilidade entre a necessidade de educação profissional na ocupação e a conclusão de um programa desse tipo por parte do trabalhador está relacionada com os rendimentos do trabalho no Brasil.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo empírico - regressãopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2446pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the consequences of mismatches between workers’ attainment of vocational education and requirement of this type of qualification in their occupations in Brazil. Two types of vocational education are investigated here: vocational training and secondary vocational education, which are the most important in Brazil. Combining data from the 2007 PNAD and the 2010 Brazilian Classification of Occupations, indicators of required qualification can be imputed to each employed individual according to his or her occupation. Thus, based on the attainment of vocational education, workers in the sample can be classified as adequately matched, overqualified or underqualified. Estimates indicate that the lack of required qualification seems to have negative consequences on labor earnings, and that workers with vocational education earn more than those who did not complete a course of this type even in occupations where vocational education is not needed.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2446.PDF1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2446_sumex.pdf126.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.