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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Reis, Maurício Cortez | - |
dc.contributor.author | Aguas, Marina Ferreira Fortes | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T18:11:17Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15T18:11:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8982 | - |
dc.description.abstract | Este texto analisa as consequências para os rendimentos de desajustes entre a conclusão de um curso de educação profissional por parte do trabalhador e a necessidade desse tipo de qualificação na sua ocupação. Duas modalidades de educação profissional, as mais importantes no Brasil, são investigadas aqui: qualificação profissional e curso técnico de nível médio. Combinando informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 e da Classificação Brasileira de Ocupações de 2010, são computados indicadores da qualificação exigida na ocupação para os indivíduos empregados. Usando informações individuais sobre a conclusão de cursos de educação profissional, os trabalhadores na amostra da PNAD podem ser classificados como adequadamente qualificados, sobre ou subqualificados. Os resultados estimados indicam que o deficit em relação à qualificação exigida pode ter consequências negativas sobre os rendimentos no mercado de trabalho, e que os trabalhadores que completaram cursos de educação profissional recebem mais que aqueles que não completaram, mesmo em ocupação em que esse nível de qualificação não é considerado necessário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2446 : Educação profissional, exigências da ocupação e rendimentos do trabalho no Brasil | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 28 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Profissional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Orientação Profissional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Contabilidade de Custos. Lucro::Contabilidade de Custos. Lucro::Rendimentos do Trabalho | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Serviços de Emprego. Qualificação Profissional. Gestão de Pessoas::Seleção de Pessoas::Qualificações Ocupacionais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Formação Profissional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emprego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimento do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificação ocupacional | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar como a incompatibilidade entre a necessidade de educação profissional na ocupação e a conclusão de um programa desse tipo por parte do trabalhador está relacionada com os rendimentos do trabalho no Brasil. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Método empírico - regressão | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2446 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper estimates the consequences of mismatches between workers’ attainment of vocational education and requirement of this type of qualification in their occupations in Brazil. Two types of vocational education are investigated here: vocational training and secondary vocational education, which are the most important in Brazil. Combining data from the 2007 PNAD and the 2010 Brazilian Classification of Occupations, indicators of required qualification can be imputed to each employed individual according to his or her occupation. Thus, based on the attainment of vocational education, workers in the sample can be classified as adequately matched, overqualified or underqualified. Estimates indicate that the lack of required qualification seems to have negative consequences on labor earnings, and that workers with vocational education earn more than those who did not complete a course of this type even in occupations where vocational education is not needed. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
ipea.classification | Emprego. Trabalho | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros Emprego. Trabalho: Livros |
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