Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9057
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Evidência da estrutura.pdf325.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Evidência da estrutura produtiva oca : o estado do Rio de Janeiro como um dos epicentros da desindustrialização nacional
Authors: Sobral, Bruno Leonardo Barth
Abstract: Neste capítulo veremos que o Brasil se tornou um dos últimos países latino-americanos a adotar a agenda de políticas neoliberais, o que ocorreu a partir da década de 1990. Emergindo um novo bloco histórico de poder ligado à lógica de valorização das finanças globalizadas, ancorou-se em um pacto conservador no qual "os desequilíbrios patrimoniais dos agentes econômicos muito mais relevantes que os desequilíbrios de renda e emprego". Soma-se a isso a exigência de uma profunda reestruturação produtiva, derivando em um pacote de reformas liberalizantes e flexibilizadoras sobre os campos tributário, previdenciário, sindical e de direito trabalhista. Ao contrário da retomada do desenvolvimento nacional, um processo de desindustrialização, iniciado com a crise da década de 1980, ganhou maior evidência. Assim, o estado do Rio de Janeiro se tornou um importante estudo de caso para avaliar os limites recentes do desenvolvimento brasileiro.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.