Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9063
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dwyer, Tom | - |
dc.coverage.spatial | China | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-15T15:04:43Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15T15:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9063 | - |
dc.description.abstract | Após uma rápida recapitulação sobre as relações históricas e contemporâneas entre o Brasil e a China, o capítulo investigará os valores. A família aparece como valor compartilhado pelos universitários nos dois países, e é a instituição na qual os jovens mais confiam. O pós-industrialismo e a globalização são dois processos que, por muitos teóricos, são avassaladores, aproximando e nivelando países, povos, economias e culturas. Descobrir-se-á convergências e divergências entre os dois países. Neste capítulo serão examinadas imagens que os estudantes de cada país têm; descobrimos, por exemplo, uma confluência de valores em torno da questão ambiental, que é apontado como um possível terreno de cooperação entre nossas duas civilizações. Em outra análise identificou-se que os jovens, nos dois países, estão muito preocupados com o futuro e, em especial, com o mercado de trabalho e a falta de emprego adequado para suas qualificações,fator de medo. Estes são exemplos de temas examinados que buscam investigar possíveis caminhos por meio dos quais o diálogo bilateral pode aumentar a compreensão mútua, permitir o estabelecimento de relações de confiança e evitar conflitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Universitários em tempos de pós-industrialismo e globalização : contribuições para o diálogo sino-brasileiro | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 139-163 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Universitários não Diplomados | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise Comparativa | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Ética. Religião::Ética::Sistemas de Valores | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Cultura::Ambiente Cultural::Cooperação Cultural | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Instrução::Transição à Vida Profissional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Relações Internacionais::Tipos de Relações Internacionais::Relações Bilaterais | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Globalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociedade pós-industrial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Falta de emprego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meios de comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diálogo bilateral | pt_BR |
dc.relation.references | Capítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Universitários em tempos de pós-.pdf | 505.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.