Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9064
Files in This Item:
File SizeFormat 
Origem familiar.pdf430.36 kBAdobe PDFView/Open
Title: Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses
Authors: Weller, Wivian
Chen, Weidong
Bassalo, Lucélia de Moraes Braga
Abstract: Este capítulo trata da relação entre pobreza e nível de escolaridade da população, os impactos do aumento dos anos de estudo na obtenção de salários mais altos no setor produtivo, assim como as repercussões do nível de ensino nos padrões de qualidade de vida da população, têm sido apontados por diferentes pesquisadores no Brasil e em outros países. Da mesma forma, estudos sobre o background familiar têm indicado que filhos de mãe com maior nível de escolarização obtêm melhores resultados em testes nacionais do que filhos de mulheres com nível de escolarização menor. Ao mesmo tempo, filhos de pais com escolaridade mais baixa são mais vulneráveis ao atraso escolar e à distorção idade série. Neste sentido, este capítulo analisa, inicialmente, o contexto familiar dos estudantes considerando a escolaridade e a ocupação dos pais.
References: Capítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Educação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.